NOVIDADE
Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores (EaD) | Realização: Conselho Nacional de Justiça
TASP - Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo
Instituição arbitral privada destinada à pacificação de conflitos sociais envolvendo direitos patrimoniais disponíveis. Fundado em 03 de junho/98.
A celeridade não se alcança sem mecanismos de solução extrajudicial.
21 anos de experiência. O Corpo de Árbitros do TASP é composto por advogados,engenheiros, médicos, psicólogos, contadores, dentistas, pedagogos e professores, entre outros.
Aqui você encontra dezenas de artigos sobre conciliação,mediação e arbitragem.
Cadastre-se no site ou envie um e-mail para o TASP. O TASP também ministra cursos visando a preparação de árbitros,mediadores e conciliadores e dá assessoria para a formação de câmaras ou instituições arbitrais em todo o país.

Próximos Cursos

São Paulo:

Intensivo presencial (2a a 6a feira): 22 a 26 de julho, das 9h às 18hs, na sede do TASP Mooca (Av. Paes de Barros, 399, Mooca, São Paulo)

Aos sábados: a ser agendado

Saiba mais

Curso 100% On-line:

Turma 22/04 a 27/05/24 (Vagas esgotadas!)
Próxima turma: 24/06 a 29/07/24 (reserve já a sua vaga!)

Aulas ao vivo às segundas-feiras e terças-feiras, das 19h30 às 21h00, pela plataforma zoom.

Saiba mais


Início Imediato! 30 dias de acesso ao ambiente virtual de estudos

Saiba mais

Veja o vídeo de apresentação do curso.

clicando aqui

Curso 100% on-line

Saiba mais.

Curso híbrido

07 de junho/24, das 9h às 19h - simultaneamente ao vivo - presencial e à distância, pela plataforma zoom.

Saiba mais

 

Curso 100% on-line

Saiba mais

Curso 100% on-line

Saiba mais.

Arbitragem e Mediação

Arbitragem e Mediação

conceitos e práticas

A mediação e a arbitragem vistas sob o domínio de conceitos contextualizados ao momento social, econômico e político do Brasil.

Saiba mais e como adquirir.

Pós-graduação "Arbitragem e Mediação – Competências e Habilidades para Mediar Conflitos”

Pós-graduação "Arbitragem e Mediação – Competências e Habilidades para Mediar Conflitos”

Mercado de Trabalho: Atuação como mediadores e conciliadores judiciais para atuação em Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania- CEJUSC e Juizados especiais cíveis e criminais, além de mediadores e árbitros extrajudiciais e árbitros para atuarem em câmaras privadas, em empresas como administradores com competência para mediar e negociar conflitos.

Veja mais informações aqui. Inscrições aqui.

Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores (EaD)

Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, de acordo com a Resolução Nº 125/2010 do CNJ – à distância.

Modalidade: a distância (EaD)

Curso 100% on-line + Estágio presencial e on-line

Aulas ao vivo às segundas-feiras e terças-feiras, das 19h30 às 21h00.

Saiba mais

Outros Destaques

TASP E A #CULTURADAPAZ

O TASP está presente nas redes sociais e temos produzido vários vídeos onde discutimos temas de interesse e relacionados com o tema Cultura da Paz. Venha conosco: Vídeo 2.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TASP E CREA-SP

Em 7 de outubro, o Crea-SP assinou um acordo de cooperação com o Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo - TASP para, entre outros pontos, instituir sua própria Câmara de Mediação e Arbitragem. Veja notícia completa clicando aqui

CREDENCIAMENTO RENOVADO!

Nosso credenciamento junto ao NUPEMEC/CNJ foi renovado. Mais do que isso: duplamente renovado! Somos credenciados como Câmara Privada de Mediação e Conciliação e como Instituição Formadora. Fomos condecorados com dois selos que a partir de agora serão usados junto com nosso logo.

Revista do Curso de Direito - Metodista

O acesso à justiça como direito fundamental

Artigo na v. 15, n. 15 (2020): Revista do Curso de Direito - Edição Especial por José Celso Martins. leia mais.

CONVÊNIO CRECI- TASP

O TASP firmou Convênio visando possibilitar o acesso dos corretores e afiliados do CRECI SP. O que motivou o CRECI a celebrar esse convênio foi a experiência de 21 anos em processos administrativos resolvidos e o fato de termos como objetivo principal a difusão da cultura da pacificação de conflitos.

OAB: RECONHECIMENTO DE ATIVIDADE

O Conselho Federal da OAB publicou o provimento 196/20, no qual reconhece expressamente a atividade de advogados que atuam como conciliadores, mediadores, árbitros ou pareceristas. A mesma norma também dá reconhecimento à atividade profissional dos advogados que atuam no testemunho (expert witness) ou no assessoramento às partes na arbitragem.leia mais.

Câmara de Mediação e Arbitragem CREA/TASP.

Câmara de Mediação e Arbitragem CREA/TASP.

No dia 27 de fevereiro inauguramos a Câmara de Mediação e Arbitragem CREA/TASP. As duas Instituições se uniram com o objetivo de fomentar a cultura da paz. O conhecimento técnico colocado em prol da pacificação de conflitos. Os procedimentos de pacificação de controvérsias (mediação e arbitragem) administrados pelo TASP ficarão agora à disposição da categoria dos engenheiros e agrônomos agentes do CREA/SP. A objetividade da técnica e a celeridade dos processos trabalhando juntos para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo.#culturadapaz.

Confira fotos de eventos clicando aqui.

Quem somos

Instituição arbitral privada destinada à resolução de conflitos envolvendo bens patrimoniais disponíveis -  Lei 9.307/96 (alterada pela Lei 13.129). Fundado em 03 de junho/98.O Corpo de Árbitros do TASP é composto por advogados, engenheiros, médicos, psicólogos, contadores, dentistas, pedagogos e professores, entre outros. De acordo com a natureza do processo a ser julgado, as partes escolherão os árbitros que irão atuar...leia mais.

Artigos de interesse

Artigos recentes sobre Mediação e Arbitragem e artigos de autoria dos componentes do TASP. Clique aqui

TV Migalhas: Especialista trata sobre o cumprimento das partes na sentença arbitral. Veja a matéria completa clicando aqui

Justiça do Trabalho é lenta e pouco efetiva para o empregado. Veja a matéria completa da Folha de São Paulo, clicando aqui  

Iniciada a arbitragem, cabe ao juízo arbitral decidir sobre medidas urgentes requeridas judicialmente. Veja a matéria completa do STJ clicando aqui 

01 O que são Conciliação, Mediação e Arbitragem?

R.: A Conciliação, a Mediação e a Arbitragem são meios alternativos de resolução de litígios. Veremos cada um deles: A conciliação ocorre quando um terceiro ou terceiros (conciliadores) desenvolvem esforços e se... leia mais.

02 Cláusula Compromissória – O que é?

A Cláusula Compromissória é o instrumento responsável pela eleição da arbitragem. Deve constar nos contratos para que a mediação e a arbitragem sejam utilizadas quando houver um conflito...leia mais.

03 Regulamentos e Normas

A mediação é um meio de pacificação para as controvérsias nas áreas cível, comercial e trabalhista. Conseqüentemente, com o objetivo de facilitar a solução amigável de controvérsias...leia mais

Depoimentos

Curso de Criação e Gestão de Câmaras de Mediação e Arbitragem - 07/06/24 das 9h às 19h - Híbrido.

Últimas Notícias

Quer trabalhar conosco? Mande um e-mail ou ligue para 11 2693-1820/11 2693-1650.

Curso Avançado de Mediação e Arbitragem

Próxima data: a ser agendado

Formulário de cursos

Para você que já tem um conhecimento básico sobre Mediação e Arbitragem ou que já tenha feito um de nossos cursos, especialmente nossos curso básico ou o curso básico na modalidade EAD, oferecemos um aprofundamento do estudo sobre a arbitragem e as técnicas de mediação. Apresentamos as possibilidades de uso desses meios alternativos em áreas específicas como consumo, familiar, imobiliária e trabalhista. Para auxiliar o entendimento, oferecemos exemplos vivenciados nos mais de 20 anos de atividade no TASP, possibilitando a fusão da teoria com a prática. 

A experiência do TASP mostra que 95% das questões levadas à arbitragem ou à mediação são resolvidas na primeira audiência. Este sucesso é fruto do correto emprego de técnicas de mediação. Nos processos que são levados à arbitragem é preciso conhecimento e domínio do aspecto formal para que o procedimento tenha a garantia da coisa julgada para cada área específica do direito. Esses conhecimentos, portanto, são indispensáveis para o bom exercício e para quem deseja atuar como árbitro ou mediador ad hoc ou institucional. 

Para aqueles que desejam ser incluídos no Corpo de Árbitros do TASP, após a realização dessa segunda etapa, haverá análise do currículo e o candidato deverá elaborar um artigo sobre a correta utilização das técnicas envolvidas nos procedimentos de mediação e arbitragem. Se aprovado, o aluno poderá participar como estagiário-assistente de audiências realizadas no TASP (20 horas de estágio) e será incluído como membro do Corpo de Árbitros do TASP. 

Ministrado pelo presidente do TASP - Dr. José Celso Martins.

Regulamento: somente serão admitidas inscrições de quem já tenha participado de cursos ministrados pelo TASP ou que tenham conhecimento básico sobre Mediação e Arbitragem. 

Investimento: R$350,00

Forma de pagamento: O depósito deverá ser feito no Banco Itaú, agência 0210, conta corrente No. 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. O pagamento poderá ser feito em duas vezes. A primeira parcela (R$175,00) deverá ser depositada até cinco dias antes do dia do curso. A segunda parcela será no cartão de crédito a ser passado no dia do curso. 

O comprovante do depósito deverá ser enviado, com seus dados (nome completo, profissão e telefone), via e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (11) 96705-7839.

 

Programa do Curso Avançado de Mediação e Arbitragem


O MEDIADOR

PERSONAGENS:

  1. Facilitador
    1. Benefícios e vantagens da solução do conflito promovida através da mediação e, se necessário, pela arbitragem.
  2. Observador
    1. Anotar as evidências;
    2. Pesquisar alternativas;
    3. Dividir o problema em questões menores;
  3. Interventor
    1. Motivar e viabilizar a aproximação das partes e a solução do conflito;
    2. Aconselhar o melhor caminho para acordo;
    3. Tomar as decisões necessárias para a solução do conflito;
    4. Organizar as discussões;
  4. Especialista
    1. Buscar informações técnicas ( antes da audiência inicial);
    2. Buscar perspectivas e apresentar propostas técnicas para a solução do conflito;
    3. Apresentar propostas e orçamentos com opções diversas;

A AÇÃO DO MEDIADOR

  • Comunicação;
  • Dialética;
  • Troca de informações além do próprio conflito;
  • Valor; Significado do processo para cada uma das partes;
  • Sentidos;
  • Participação dos sentidos (atenção do mediador nas partes);Visão; audição;
  • Sentimentos;
  • Emoções;
  • Na relação com o problema;
  • Na relação entre as partes;
  • Conceitualização do problema ( antes do início do procedimento);
  • Conhecimento técnico da questão em litígio ( a intervir);
  • Responsabilidade das partes pelo problema e pela solução.


O PROCESSO E O PROCEDIMENTO nas áreas específicas do direito, como consumidor, imobiliário, trabalhista

  1. O Processo
    1. Inicial
    2. Documentos
    3. Notificação da parte contrária
    4. Comprovante de recebimento de notificação
  2. Termo modalidades
  3. Termo condições obrigatórias

TRABALHOS E PESQUISA

  1. Elaboração de artigo.
    1. Sugestão de tema: Os benefícios e vantagens (ou o oposto) da utilização da arbitragem (ou mediação) na solução de conflitos - Sob o aspecto - social, econômico ou jurídico;
  2. Elaborar e apresentar um artigo relevante sobre a arbitragem. Este artigo será construído por etapas com a orientação de professores do TASP (Consultar custo). Após a aprovação final, enviaremos para revistas e sites especializados para publicação.
  3. Estágio - Após aprovado o artigo pelo TASP, o aluno terá direito a fazer o estágio de aproximadamente 20h (palestras e audiências), a ser cumprido nas sedes do TASP.

 

 Para fazer sua reserva envie seus dados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formulário de cursos