Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extrajudiciais- EAD

Formulário de cursos

Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais e Extrajudiciais, de acordo com a Resolução Nº 125/2010 do CNJ – à distância.

Instituição Credenciada ENFAM, ConciliaJud-CNJ e TJSP

Chegou a sua vez de fazer a diferença

Curso 100% on-line + Estágio presencial e on-line

Turma em andamento: 22/04 a 27/05/24 (Vagas esgotadas!)

Próxima turma: 24/06 a 29/07/24 (reserve já a sua vaga!)

Aulas ao vivo às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 21h00.


O curso contempla aulas teóricas ao vivo em plataforma (Zoom), aulas gravadas EAD(Moodle), exercícios simulados, dinâmicas, tutoria e estágio supervisionado por instrutores do CNJ.
Cinco semanas de acesso ao ambiente de estudos. Nas terças-feiras será realizada a aula ao vivo da semana. Na segunda-feira seguinte haverá uma aula de interação para solucionar dúvidas e feedback das atividades realizadas na semana.
No ambiente de estudo virtual disponibilizamos materiais elaborados pelo NUPEMEC, CNJ e TASP, além de fóruns temáticos e de dúvidas, totalizando 10 (dez) horas de estudo por semana.
A participação do aluno será avaliada e após aprovado o aluno estará apto para realizar o estágio de 60 horas junto aos CEJUSCs. Aprovado no estágio, o aluno receberá o certificado de capacitação e estará habilitado para realizar cadastro no banco de dados de conciliadores e mediadores do Conselho Nacional de Justiça- CNJ.
● Carga horária: A carga horária total é de 110 horas (50 horas/aula teórico-práticas + 60 horas de estágio supervisionado).
● Opções de horários para realização das aulas ao vivo 1: às terças-feiras e quartas-feiras, das 19h30 às 21h00. São cinco semanas consecutivas.
● Credenciamento 2: Estado de São Paulo.

Quórum mínimo: 15 alunos. O TASP se reserva o direito a adiar a realização do curso se não houver formação de turma.

1 As aulas serão ao vivo e também serão gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente.
Para os demais Estados da Federação deverá ser feita uma consulta junto ao NUPEMEC do Tribunal de Justiça.

Requisitos:

Para ser conciliador ou mediador judicial é necessário preencher os seguintes requisitos, exigidos por lei, para o exercício da atividade:

O conciliador deve ser graduado em curso superior. Permite-se a atuação do estudante de ensino superior como conciliador, desde que ele esteja capacitado na forma da Resolução CNJ n. 125/2010.

O mediador deve ser formado em instituição de ensino superior há pelo menos dois anos para, então, submeter-se à capacitação de que trata a Resolução CNJ n. 125/2010 (artigo 11 da Lei de Mediação).

Forma de ingresso: O aluno precisa enviar os dados completos (nome, telefone, endereço, profissão e CPF) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou preencher a ficha de inscrição on-line no site https://arbitragem.com.br.

Investimento: R$ 1.500,00 em até 6x no cartão ou parcelado pelo Pag Seguro. Para pagamentos à vista o valor é de R$1.400,00. Em qualquer das formas, precisamos que envie o comprovante de depósito para a confirmação da inscrição. Informações para depósito: Banco Itaú, agência 0210, conta corrente No. 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. CNPJ 02.483.038/0001-98. Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

JUSTIFICATIVA

● O curso tem por objetivo promover a capacitação básica de conciliadores e mediadores, conforme previsto na política pública implantada pela Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, por meio do conhecimento teórico e prático de teorias gerais sobre a negociação, conciliação e mediação.
● O objetivo final é que aluno esteja capacitado para o exercício da pacificação de conflitos sociais por meio da conciliação e da mediação no âmbito judicial e extrajudicial.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

● Oferecer aos participantes noções e conceitos sobre os institutos da negociação, mediação e conciliação;
● Apresentar as possibilidades de utilização prática desses métodos para a solução de conflitos;
● Estabelecer conceitos e distinções adequadas e necessárias para a boa compreensão e o correto uso dos institutos na solução de controvérsias como mediadores judiciais e extrajudiciais;
● Apresentar as vantagens da utilização destes métodos: sigilo, celeridade, oportunidade de escolha do mediador, entender sobre a melhor relação custo-benefício e maior possibilidade de preservação das relações institucionais, comerciais e familiares, para se transformar conflito em oportunidades de melhoria das relações.
● Permitir uma formação teórica e prática sólida para a utilização das técnicas de mediação e conciliação na pacificação de conflitos sociais.

Objetivos Específicos:

● Levar o aluno-profissional a conhecer e refletir sobre a melhor forma de utilização dos métodos não adversariais de solução de conflito;
● Permitir ao aluno conhecer das técnicas da Mediação, Conciliação e negociação nos procedimentos judiciais e extrajudiciais.
● Apresentar o resultado jurídico e social dos MASCs de forma que as atividades desenvolvidas com a utilização do sistema sejam socialmente úteis e juridicamente definitivas.
● Aprender a redação de termos de composição amigável e conhecer de documentos necessários para a realização de transações com resultado jurídico definitivo.

Conteúdo Programático:

Unidade de Ambientação:

A unidade de ambientação favorece a criação de um espaço propício de compartilhamento e aprendizagem.
Permite, desde logo, que os alunos revelem suas expectativas e se apresentem informalmente, revelando inclusive suas aptidões culturais, preferências de lazer e favorecem uma atuação mais integrada e cooperativa do tutor na construção do
conhecimento.

Conteúdo: Apresentação do curso. Netiqueta. Ambientação ao ambiente de interação na plataforma Moodle CNJ.

Atividades: Apresentação com postagem de mensagem no fórum de ambientação, acesso aos vídeos e materiais que favorecem a navegação e a interação no ambiente virtual de aprendizagem.

Unidade 1

Acesso à Justiça: A Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos e a Ética do Mediador e do Conciliador

Conteúdo: Cultura da Sentença e Cultura da Pacificação: mudança de paradigma.
Evolução histórica dos métodos consensuais de tratamento de conflitos no Brasil – normatização legal e administrativa. O papel dos Juizados Especiais. Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos e seus objetivos. Ética do Conciliador e do Mediador no âmbito judicial.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de materiais de apoio (texto de apresentação, apostila e Código de Ética), participação em fórum (Jogo dos 7 erros) e realização de tarefa individual (estudo de caso – A ética do conciliador e do mediador).

Unidade 2

Teoria do Conflito, Formas e Métodos de Tratamento dos Conflitos

Conteúdo: Teoria do Conflito. Formas de solução de conflitos. Principais escolas de Mediação.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de material de apoio (texto de apresentação e apostila), tempestade de ideias através da ferramenta padlet (o conflito e suas acepções), realização de questionário (quiz - Despolarizando), participação nos fóruns (Fórum 1 - Despolarizando ainda mais... e Fórum 2 - Identificando sentimentos e necessidades).

Unidade 3

As competências comunicacionais do Mediador e do conciliador

Conteúdo: Teoria da Comunicação. Noções de Comunicação não violenta – CNV. Comunicação Assertiva. Escuta ativa. Rapport e declaração de abertura. Técnicas para uma boa comunicação.

Atividades: Acesso às videoaulas, leitura dos materiais de apoio (texto de apresentação e apostila), participação nos fóruns (Fórum A – A Importância de escutar e Fórum B – O Jogo dos 3 erros), envio de áudio em tarefa individual (declaração de abertura).

Unidade 4

Etapas da mediação e Técnicas Associadas

Conteúdo: O procedimento da mediação. Pré-mediação. Etapas da mediação. Técnicas de Mediação.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura do material de apoio (apostila e texto sobre como elaborar um resumo), participação em fórum (Identificando as Etapas e as Técnicas), realização de tarefas individuais (Tarefa A – Resumo, pauta e perguntas e Tarefa B – Fechamento da sessão).

Unidade 5

Estruturação e Alcance da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos

Conteúdo: Estrutura da Política Judiciária Nacional de Tratamento adequado de conflitos. Funcionamento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e cidadania. Requisitos de formação de conciliadores e mediadores. Áreas de utilização da conciliação e da mediação. Outros espaços para alcance da pacificação social.

Atividades: acesso às videoaulas, leitura de material de apoio (texto de apresentação e apostila), participação em fórum com gravação de audio (O feedback do observador), realização de tarefa individual (Relatório de observação de audiência). Registro reflexivo em fórum.

Metodologia e planejamento:

Para o desenvolvimento de competências (para atuação como mediador e conciliador) o planejamento foi estruturado tendo por base um fio condutor consistente em um vídeo, que retrata um caso da realidade apresentado em um juizado especial cível, de forma a permitir a associação entre teoria e prática de forma crítica e criativa.
Propicia-se, a partir dos erros, das diversas percepções da realidade e da problematização, a aquisição não só de conhecimentos teóricos, mas também ao desenvolvimento e a mobilização de habilidades (saber fazer, técnicas) e de atitudes (saber ser, saber conviver), diante de situações que, a cada unidade, simularão situações da realidade que será vivenciada pelos vários atores do processo complexo de resolução consensual dos conflitos.

Recursos previstos:

Ambiente Moodle do CNJ, vídeos de apresentação, videoaulas, apostilas, textos de apresentação, textos de apoio, tutoriais, questionários, ferramenta padlet.

Recursos humanos previstos:

Equipe de coordenadores, formadores, conteudistas e tutores, equipe técnica (EaD), equipe de diagramação.

Fórum para esclarecimento de dúvidas:

Qualquer dúvida que o aluno apresente relação às atividades, aos exercícios, ao envio de tarefas, aos indicadores de avaliação, há um fórum para dúvidas, onde todos os alunos poderão aproveitar os eventuais esclarecimentos que forem postados, e ainda caso necessário pode o aluno entrar diretamente em contato com seu tutor, por meio de mensagem individual. Além disso, equipe de coordenadores, formadores, conteudistas e tutores estarão à disposição para administração das demais contingências.

Sequenciamento Pedagógico e Avaliação:

A avaliação será formativa e somativa e estará distribuída ao longo das diversas atividades do curso, incluindo a participação nos fóruns, reflexões e comentários sobre os registros dos colegas, envio de tarefas individuais, áudios e/ou vídeos, relatórios, realização de questionários, declarações, atas, resumos e apresentação obrigatória, pelo aluno.

O sequenciamento pedagógico planejado prevê diálogos diários e algumas atividades pressupõem outras para serem executadas.

Ao final, em fórum específico, no contexto da avaliação formativa, os alunos farão individualmente um registro reflexivo como condição para a certificação de aprendizagem.

Considerando que o curso adota o modelo da formação para o desenvolvimento de competências, serão avaliadas as capacidades necessárias para o exercício das atividades de conciliador e mediador, adquiridas ao longo da formação, nas diversas atividades teórico-prática propostas, que envolvem ação-reflexão-ação.

Além do registro reflexivo, constitui-se em condição para obtenção do certificado de conclusão, um mínimo de 70% de aproveitamento nas atividades do curso aferidas por avaliação somativa e cada unidade totalizará 20 pontos distribuídos entre as respectivas atividades.

As atividades trazem consigo indicadores de avaliação, para que o aluno possa executar as ações programadas com segurança e precisão quanto às expectativas de participação e de desempenho.

A nota total máxima é de 100 pontos.

ATIVIDADE UNIDADE 1   UNIDADE 2   UNIDADE 3  

UNIDADE 4

  UNIDADE 5  
  Fórum 7 erros 10 Quiz 5 Fórum A 5 Fórum 5 Fórum 10
  Tarefa - Estudo de caso 10 Fórum 1 5 Fórum B 5 Tarefa A 10 Tarefa 10
      Fórum 2 10 Tarefa 10 Tarefa B 5 RR  
TOTAL   20   20   20   20   20

 

MÓDULO II- ESTÁGIO SUPERVISIONADO

I - DOCENTE: Professor supervisor e instrutor do CNJ.
Mínimo exigido pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça de 60 (sessenta) horas de estágio desempenhado, necessariamente, nas funções de observador, co-conciliador ou co-mediador e conciliador ou mediador.
II - LOCAL: CEJUSCs - Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania em todo território nacional, Juizados Especiais regidos pela Lei 9.099/95 Estaduais.
III - CRITÉRIO PARA CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO:
● 20 horas na função de observador;
● 20 horas na função de co-conciliador ou co-mediador;
● 20 horas na função de conciliador ou mediador;
● Relatório do trabalho realizado em todas as sessões da qual tenha participado, quer como observador, co-conciliador ou co-mediador e/ou conciliador ou mediador. Os relatórios deverão conter impressões e comentários relativos à utilização das técnicas aprendidas e aplicadas;
● Relatórios contendo os números dos processos, tempo de duração das sessões com assinatura do conciliador/mediador judicial.
● A cada 20 horas o aluno deverá apresentar os relatórios para o Professor responsável.

CORPO DOCENTE

Nome: JOSÉ CELSO MARTINS *

Formação: Direito e Pedagogia
Prática: (*) Coordenador Pedagógico do TASP.
Disciplinas: MASCs: Áreas e Interdisciplinaridade
Currículo: Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/7572447968259384
Profissão: Advogado, Pedagogo, Contador, Professor Universitário.

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Título: A utilização da Arbitragem na resolução dos conflitos trabalhistas (2001). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino a distância pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2014). Título: Gestão de Cursos à distância: Modelos pedagógicos. Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. (1986) – Graduação: Direito pela Faculdade Braz Cubas (1983). Pedagogia pela UNIFAI Especializações: Mediador credenciado em 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mediador e árbitro no Centro de mediação e arbitragem de São Paulo desde 1998, com participação em mais de 5.000 processos. Sócio fundador do TASP - Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo (1988).
Experiência como docente em cursos na área: Professor de mediação e arbitragem desde 1998 no Centro de Mediação e arbitragem de São Paulo. Professor de direito empresarial e mediação e arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo desde 2003. Palestrante e conferencista convidado pela OAB e entidades como CRECI, SCiesp, Universidades e faculdades. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Potiguar (NATAL/RN) e da ESAMC (Sorocaba).
Produção acadêmica: Autor dos livros “Arbitragem e Mediação – Conceitos e prática”1. ed São Paulo: Amelie Editorial, 2021 e “Arbitragem, Mediação e Conflitos Coletivos do Trabalho”. São Paulo: Ed. do autor, 2005. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e profissionais. Cinco últimos artigos publicados: 1. O acesso à justiça como direito fundamental. Revista do Curso de Direito (São Bernardo do Campo. Online), v.15, p.1 - 14, 2020. 2. A convenção de arbitragem trabalhista. Revista Conceito Jurídico - trabalhista, sindical e previdenciário. , v.35, p.6 - 15, 2019. 3. Direitos fundamentais - acesso à justiça e duração razoável do processo. Revista da Faculdade de Direito (São Bernardo do Campo). , v.12, p.77 - 102, 2015. O Brasil no mundo do trabalho. JTB. Jornal Trabalhista Consulex. , v.31, p.3 6, 2014.

Nome: EDSON EDGARD BATISTA *

Formação: Direito, (*) Instrutor e Supervisor pelo CNJ.
Prática: Conciliador/Mediador no TJ/SP, desde 2011.
Disciplinas: Todas do curso básico.
Currículo: Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/9588523032486209
Profissão: Servidor Público-TJ/SP (Cargo: Supervisor); Gestor Ambiental; Gestor Público; Professor Universitário em pós-graduações.
Graduação: Bacharel em Direito – Unitoledo Araçatuba-SP Títulos acadêmicos: Mestre em Direito Processual/Unitoledo-Araçatuba-SP-2007.
Especializações: Especialização em Gestão Ambiental-Universidade Federal de São Carlos (2008); Especialização em gestão Pública-Universidade Federal de Santa Catarina (2012).
Capacitações Conselho Nacional de Justiça: Instrutor e Supervisor em Conciliação e Mediação Judicial (Conselho Nacional de Justiça – 2015), Mediação Familiar e Arbitragem pela Escola Paulista de Magistratura (2012/2013).
Atuação como conciliador/mediador voluntário no TJ/SP: Atua desde 2011 no sistema dos Juizados Especiais Cíveis.
Experiência como docente em cursos na área: Conciliação e Mediação Judicial, Mediação Familiar pelo IPROMESC (Instituto de Profissionais em Métodos de Solução de Conflitos) e pelo sistema de Formação de Mediadores/Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça.
Produção acadêmica: Articulista da Revista Realidade Tributária. Obra conjunta da Revista de Mestrado da Unitoledo-SP.

Nome: MARILISA DAS GRAÇAS DIONÍSIO MARTINS

Formação: Comunicação Social: jornalismo. Letras.
Prática: Professora Letras e Redação de textos
Disciplinas: Tutora
Currículo: Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de cursos à distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Castelo Branco. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sapucaí. Licenciatura em Letras com habilitação em português e espanhol pela Universidade Paulista (UNIP). Professora de Ensino do 1º. Grau (1ª a 4ª. Série). Escola da comunidade Cachoeira de Minas. Outros cursos: Web design para educadores. Educlique. Revisão Gramatical da Língua Portuguesa. CIEE. Oficina de releases. Faculdade Casper Líbero. Web animation construction (flash) e Iniciação profissional I de Windows. SENAC. Assessoria de imprensa para o setor privado básico. SENAC. Web designer. SENAI. Curso Básico e Avançado de Mediação e arbitragem. TASP. Espanhol avançado – CNA.

Nome: ROSEMEIRE DE LURDES QUIRINO SAWAYA DONADELLI

Formação: Graduada em Direito. Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-graduada em Docência em Ensino Superior. Pós-graduada em Filosofia Política e Filosofia Antiga. Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela Fundação Universitária Iberoamericana.
Prática: Instrutora de Mediação Judicial certificada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Supervisora e estágio da Escola Paulista da Magistratura – EPM. Supervisora de estágio EAD - da ESA- Escola Superior de Advocacia.
Disciplinas: Todas do curso básico
Currículo: Plataforma Lattes- http://lattes.cnpq.br/1880497374215140
Instrutora de Mediação Judicial certificada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Supervisora e estágio da Escola Paulista da Magistratura – EPM. Supervisora de estágio EAD - da ESA- Escola Superior de Advocacia. Curso de Formação de mediadores e conciliadores. Curso de formação de preposto em Mediação e Conciliação. Mediadora Judicial certificada pelo NUPEMEC - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos. Curso de Mediação em Família pela NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos. Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania – CEJUSC, da Comarca de Leme-SP. Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Comarca de Pirassununga-SP. Conciliadora no Juizado Especial Civil e Criminal da Comarca de Leme. Professora da Rede Estadual de Educação aposentada. Graduada em Direito. Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-graduada em Docência em Ensino Superior. Pós-graduada em Filosofia Política e Filosofia Antiga. Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação pela Fundação Universitária Iberoamericana.

Nome: ALDEVIR FRANCISCO BRUNINI

Formação: Formação Direito, Pós-Graduação Lato Sensu, na área de Direito Material e Processual do Trabalho, Instrutor e Supervisor pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de acordo com a res. 125/2010 do CNJ.
Prática: Prática Conciliador/Mediador no TJSP, desde o ano de 2012, quando da instalação do CEJUSC, na Comarca de Votuporanga – (S.P.), com 1107 horas de atuação no CEJUSC de Votuporanga, desde sua instalação até 12/2020, em conciliações e mediações, e também com atuação em conciliações desde o ano de 1996 até 2014, no antigo JIC e JEC da Comarca de Votuporanga – (S.P.).
Disciplinas: Etapas e Técnicas de Conciliação e Mediação, Prática em Conciliação e Mediação, e Supervisão de Estágio
Currículo: Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/2439970807242458
Profissão: Advogado, atuante na Com. de Votuporanga – (S.P.), há mais de 25 anos, nas áreas cível e trabalhista. Instrutor/Supervisor em aulas de mediação/conciliação e mediação familiar ministradas através do CNJ e NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Graduação: Bacharel em Direito – Faculdades Integradas Riopretense – em 18/01/1996, data da colação de grau, período curso de 1992 a 1995. Especialização em pós-graduação Direito Material e Processual do Trabalho (1997/1998), pelo Centro Universitário de S. José Rio Preto. Capacitações Conselho Nacional de Justiça: Instrutor e Supervisor em Mediação e Conciliação Judicial – (Conselho Nacional de Justiça 2015/2014). Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Conciliação, de acordo com a Resolução nº 125/10 do CNJ – Módulos I, II e III, com carga horária de 44 horas/aula, realizado pela Escola Paulista da Magistratura. em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Curso de Mediação Familiar pela Escola Paulista de Magistratura de extensão universitária, 63 h/aula. (2013/2014) Curso de Extensão Universitária – A Mediação e a Conciliação – Um Novo Paradigma para a Justiça, com carga horária de 30 horas (2012). Curso de Mediação Judicial pelo CNJ em parceria com a Secretária de Reforma do Judiciário e com o Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília e Escola Nacional de Mediação e Conciliação, período de 12/08/2013 a 08/12/2013, certificado emitido em 2017. Curso Fundamento da Mediação Comunitária, carga horária de 40 horas, promovido pela ENAM- CEAD-UnB em (2014). Curso Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública, carga horária 40h, promovido ENAM/CEAD-UnB em (2015). Curso Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz, carga horária 30 horas, promovido pela ENAM/CEAD-UnB em (2015). 1º Curso de Prática de Mediação e Conciliação de acordo com a resolução 125/10 do CNJ, carga horária de 16 horas, promovido pela Escola Paulista de Magistratura, realizado em Campinas – (S.P.), (2013). Seminário Internacional, pelo FamilyKind’s 9th Annual Awards Benefit & Virtual Symposium da Instituição Family Kind, realizado pela Escola Paulista da Magistratura, ministrado no dia 11 de março de 2021. com carga horária de 4:00 horas/aula.
Seminário Internacional (Argentina) – “Primeiras Jornadas Internacionais de Justiça Sistémica online” e “Transformar-nos”, realizado pela Escola Paulista da Magistratura, ministrado no período de 25/03/2021 a 31/03/202, com carga horária de 06:00 horas/aula. 1º Seminário Brasil e Argentina de Métodos Participativos de Solução de Conflitos, realizado pela Escola Paulista da Magistratura, ministrado no dia 16/07/2021, com carga horária de 8:00 horas/aula. Curso de Capacitação de Aprofundamento Docente – Ministrado pela Escola Paulista da Magistratura, no período de 03/08/2021 a 16/08/2021. Curso de Tutoria a Distância, realizado pela ABELINE – Associação Brasileira de Educação Online. (2021). Além de vários outros cursos na área de mediação e conciliação como seminários, palestras e simpósios. Experiência como docente em cursos na área: Conciliação/Mediação e Mediação Familiar, através do sistema de Formação de Mediadores e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com atuação em 10 cursos já ministrados neste sentido. Atuação como professor no TASP – (Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo), polo de São José do Rio Preto – (S.P.), no curso de mediação e conciliação judicial, presencial.

Referências bibliográficas:

ANDRIGHI, F.N. A democratização da justiça. BDJur, Brasília, 29 nov.2007.

ÁVILA, Henrique. CABRAL, Trícia Navarro Xavier. Gestão judicial e solução adequada de conflitos: um diálogo necessário. Soluções Pacíficas de Conflitos: para um Brasil Moderno / organização Augusto Cury – Rio de Janeiro: Forense, 2019, pg.166-181.

AZEVEDO, André Gomma (org.) Manual de mediação judicial. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2016.

BACELLAR, Roberto Portugal. Juizados especiais: a nova mediação paraprocessual. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e arbitragem. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Coleção Saberes do Direito, 53.

BACELLAR, Roberto Portugal. Administração Judiciária – com justiça. Curitiba: Editora InterSaberes, 2016a.

BACELLAR, Roberto Portugal. Seção V - Dos Conciliadores e Mediadores Judiciais. In: Código de processo civil comentado. Coordenação José Sebastião Fagundes Cunha (coordenador geral), Antonio César Bochenek e Eduardo Cambi. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais 2016b. p. 365 – 385.

BARBOSA, Ivan Machado. Fórum de múltiplas portas: uma proposta de aprimoramento processual. 2003. http://www.arcos.org.br/livros/estudos-de-arbitragem-mediacao-e-negociacao-vol2/terceira-parte-artigo-dos-pesquisadores/forum-de-multiplas-portas-uma-proposta-de-aprimoramento-processual. Acesso em 06 mar.2020.

BAUMAN, Zygmunt, 1925-2017. Modernidade líquida / Zigmunt Bauman; tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 1988.

DIDIER JR, Fredie. ZANETI JR, Hermes. Justiça multiportas e tutela constitucional adequada: autocomposição em direitos coletivos. Justiça Multiportas: mediação, conciliação, arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos / Hermes Zaneti Jr e Trícia Navarro Xavier Cabral – coordenação geral, Fredie Didier Jr. Salvador: Juspodvm, 2016, pg. 35-63.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Manual dos juizados cíveis. 2ª ed. São Paulo:  Malheiros, 2001.

FERRAZ, Taís Schilling. Os desafios da conciliação em matéria tributária. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n.64, fev. 2015. Disponível em: http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao064/Tais_Ferraz.html Acesso em: 10 mai. 2020.

FERRAZ, Taís Schilling. A conciliação e sua efetividade na solução dos conflitos. Jornal O Sul, Porto Alegre, 27 ago. 2006. Caderno Colunistas, p. 3. Disponível em http://www.cnj.jus.br/campanhas/265-acoes-e-programas/programas-de-a-az/movimento-pela-conciliacao/78657-documentos-historico-conciliacao. Acesso em 05 mai. 2019.

FINE, Toni M. Introdução ao sistema jurídico Anglo-Americano / Toni M. Fine; tradução Eduardo Saldanha; revisão técnica Eduardo Appio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FISCHER, Roger. Como chegar ao sim: negociação de acordos sem concessões/Roger Fisher, Willian Ury & Bruce Patton; tradução Vera Ribeiro & Ana Luiza Borges. - 2ª ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1994.

GARCEZ, José Maria Rossani. Negociação, ADRs, mediação e conciliação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

GRINOVER. Ada Pelegrini. Conciliação e juizados de pequenas causas. Juizado especial de pequenas causas: Lei n.7.244 de 7 de novembro de 1984 / Kazuo Watanabe...[et al.] – São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1985, pg. 147-157

Justiça em números. 2013: ano-base 2012 / Conselho Nacional de Justiça – Brasília: CNJ, 2013.

Justiça em números. 2015: ano-base 2014 / Conselho Nacional de Justiça – Brasília: CNJ, 2015.

Justiça em números. 2016: ano-base 2015 / Conselho Nacional de Justiça – Brasília: CNJ, 2016.

Justiça em números. 2018: ano-base 2017 / Conselho Nacional de Justiça – Brasília: CNJ, 2018.

Justiça em números. 2019: ano-base 2018 / Conselho Nacional de Justiça – Brasília: CNJ, 2019.

Juizado especial de pequenas causas: Lei n.7.244 de 7 de novembro de 1984 / Kazuo Watanabe...[et al.] – São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1985.
Justiça Multiportas: mediação, conciliação, arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos / Hermes Zaneti Jr e Trícia Navarro Xavier Cabral – coordenação geral, Fredie Didier Jr. Salvador: Juspodvm, 2016.

LAGRASTA, Valéria F. BACELLAR, Roberto P. (Coords.) Conciliação e mediação - ensino em construção. 1. ed. São Paulo: IPAM – Instituto Paulista de Magistrados e ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, 2016.

LAGRASTA, Valeria Ferioli (Coord.) Guia prático de funcionamento do Cejusc: centro judiciário de solução de conflitos. 2ªed. Revisto e atualizado de acordo com o Novo CPC (Lei n.13.105/2016) e a Lei de Mediação (Lei. N. 13.140/2015). São Paulo: IMPAM, 2016.

LAGRASTA, Valeria Ferioli. Reflexões sobre o conflito e seu enfrentamento. Soluções Pacíficas de Conflitos: para um Brasil Moderno / organização Augusto Cury – Rio de Janeiro: Forense, 2019, pg. 141-161.

Manual de mediação e conciliação da justiça federal / Bruno Takahashi...[et al.] – Brasília: Conselho da Justiça Federal, 2019.

MOORE. Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos; trad. Magda França Lopes. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ROSENBERG. Marshall. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SALOMÃO, Luis Felipe. Guerra e paz: as conexões entre jurisdição estatal e os métodos adequados de resolução de conflitos. Soluções Pacíficas de Conflitos: para um Brasil Moderno / organização Augusto Cury – Rio de Janeiro: Forense, 2019, pg. 43-102

SERPA, Maria de Nazareth. Teoria e prática da mediação de conflitos. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 1999.

Soluções Pacíficas de Conflitos: para um Brasil Moderno / organização Augusto Cury – Rio de Janeiro: Forense, 2019.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. 2.e. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

Tribunal Multiportas: investindo no capital social para maximizar o sistema de solução de conflitos no Brasil / Organizadores: Rafael Alves de Almeida, Tania Almeida, Mariana Hernandez Crespo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e prática da mediação. Curitiba: Instituto de Mediação, 1995.

WATANABE, Kazuo. Estratégias para a solução pacífica dos conflitos de interesses. Soluções Pacíficas de Conflitos: para um Brasil Moderno / organização Augusto Cury – Rio de Janeiro: Forense, 2019, pg. 27-37.

WATANABE, Kazuo. Juizado especial de pequenas causas: Lei n.7.244 de 7 de novembro de 1984 / Kazuo Watanabe...[et al.] – São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1985.

 

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