Atualização e aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais, de acordo com a resolução Nº 125/2010 do CNJ - EAD

28 de agosto a 25 de setembro – 4 semanas

Formulário de cursos

  • Carga horária: A carga horária total é de 40 horas/aula.
  • Modalidade: a distância, com aulas às quartas-feiras das 19h30 às 21h00 (as aulas ficarão gravadas no ambiente de estudos)
  • Pré-requisito: O aluno deverá possuir certificado em Conciliação ou Mediação Judicial e estar ativo no Cadastro Nacional de Conciliadores e Mediadores Judiciais – CCMJ/Conciliajud;

Forma de ingresso: O aluno precisa enviar os dados completos (nome, certificado de mediador/conciliador, telefone, endereço, profissão, e-mail) para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou preencher a ficha de inscrição on-line no site www.arbitragem.com.br.

Credenciamento:  Estado de São Paulo (Para os demais Estados da Federação deverá ser feita uma consulta junto ao NUPEMEC do Tribunal de Justiça de seu Estado).

Investimento: R$ 500,00 à vista ou R$ 600,00 em até 6x no cartão sem juros.

Inscrição: Para reservar sua vaga precisamos que envie seus dados: nome completo, telefone e profissão para o e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou WhatsApp (11) 96705-7839.

Formas de pagamento: 
- Pelo PagSeguro, solicite o link

- Chave Pix: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

- Para pagamentos à vista precisamos que envie o comprovante de depósito (por e-mail ou WhatsApp). Informações para depósito: Banco Itaú, agência 0210, conta corrente nº 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. CNPJ 02.483.038/0001-98.

Justificativa:

  • O curso tem por objetivo promover a atualização e aperfeiçoamento de conciliadores e mediadores judiciais, conforme previsto na política pública implantada pela Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.
  • O objetivo final é que aluno esteja atualizado para o exercício da conciliação e da mediação no âmbito judicial e extrajudicial em especial nos conflitos de família a partir do conhecimento de novas técnicas e aperfeiçoamento dos estudos sobre os meios adequados de solução de conflitos.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

Fornecer aos alunos conhecimentos sólidos sobre as diversas possibilidades de pacificação de conflitos baseados nas novas legislações e nas melhores técnicas de aplicação do sistema dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos – MASCs. Os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados nas diversas relações sociais e jurídicas (família, educação, corporativa, administrativa, consumerista). Formar com profundo conhecimento técnico e ético mediadores e conciliadores. Buscar promover a cultura de paz para criação de um homem novo na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos:

Levar o aluno-profissional a conhecer e refletir sobre a melhor forma de utilização dos métodos não adversariais de solução de conflito; Permitir que o aluno seja capaz de conduzir atendimentos autocompositivos com excelência na aplicação das técnicas da Mediação e Conciliação nos procedimentos judiciais e extrajudiciais; o aluno deverá apresentar o resultado jurídico e social dos MASCs de forma que as atividades desenvolvidas com a utilização do sistema sejam socialmente úteis e juridicamente definitivas; conhecer sobre conflitos familiares e as melhores estratégias de solução destas controvérsias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Professor MS. José Celso Martins – Carga Horária 10horas

  1. O modelo ideológico brasileiro e o conflito social: 1h30
  2. Os meios adequados de pacificação de conflitos e a ampliação do acesso à justiça: 1h30
  3. Das condições objetivas para mediação/conciliação: 2h00
  4. Do mediador/conciliador como Facilitador, observador e interventor: 2h30
  5. Atividade Negociação - Ação, Análise, comunicação e preconceito; 2h30

 Módulo II: Professor MS. Edson Edgard Batista – Carga Horária 10horas

  1. Visão sistêmica da Política Pública dos MASCs – As 4 regras de ouro: 2h00
  2. Estudos prévios (com visitação das pesquisas e textos fundamentais): 1h30
  3. Vocabulário próprio (a dimensão e importância de criar uma identidade própria de termos e conceitos): 2h00
  4. Marco Regulatório (estudo integrado das normas em vigor): 1h30
  5. Procedimento adequado (a evolução das técnicas e da correta aplicação procedimental): 1h00
  6. Musicologia: 2h00

Módulo III: Professor Esp. Aldevir Francisco Brunini – Carga Horária 10horas

  1. Noção básicas de Direito de Família
    1. Casamento: 1h00
    2. Separação/ Divórcio: 1h00
    3. União Estável: 1h00
    4. Relação parental: 1h00
  2. Mediação Familiar
    1. Conceito: 1h30
    2. Comunicação Eficiente e Atuação do Mediador: 1h30
    3. Gestão Emocional: 1h00
  3. Tipos de Família: 1h00
  4. Tipos de Divórcio: 1h00

Modulo IV: Professora Rosemeire Sawaya Donadelli – Carga Horária 10horas

  1. Oficinas de Divórcio e Parentalidade.
    1. Legislação que regulamenta oficinas de Divórcio e Parentalidade: 1h30
    2. Oficinas de Divórcio e Parentalidade nos CEJUSC: 1h30
    3. Expositores das Oficinas de Divórcio e Parentalidade: Perfil, capacitação, formação, requisitos e cadastros: 2h00
  2. Oficinas de Pais e filhos on-line: 2h00
  3. Poder familiar: 1h30
  4. Síndrome de Alienação Parental – cases: 1h30

Metodologia

Aulas expositivas on-line, que serão interativas (atividade estabelecida como preparação para o processo de aprendizagem) via internet utilizando plataforma Zoom.

Realização de fóruns de discussão e dúvidas no ambiente de estudo e atividades à distância.

Indicação de vídeos, filmes e hiperlinks para materiais que complementarão o estudo. Interação por fóruns e chats entre alunos, tutores e professores.

Indicação de vídeos, filmes e hiperlinks para materiais que complementarão o estudo. Interação por fóruns e chats entre alunos, tutores e professores.

Avaliação da aprendizagem, condições de aprovação e certificação

Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas, leitura dos materiais, entrega de atividades, participação nos fóruns, testes do conhecimento, simulados.

Certificado: O certificado de conclusão será emitido após a conclusão das 40horas/aulas e frequência de 70% de presença.

Bibliografia

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 9ª ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

ALMEIDA, Tania. Caixa de Ferramentas em Mediação: Aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 2014.

ANDRIGHI, F.N. A democratização da justiça. BDJur, Brasília, 29 nov.2007

AZEVEDO, André Gomma (org.). Manual de Mediação Judicial. 5ª ed. - Brasília - DF: CNJ, 2015.

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. GRINOVER, Ada Pellegrini;

LAGRASTA NETO, Caetano; WATANABE, Kazuo (Coords.). Mediação e gerenciamento do Processo – Revolução na prestação jurisdicional. São Paulo: Ed. Atlas, 2007. 

BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e arbitragem. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Coleção Saberes do Direito, 53.

BAUMAN, Zygmunt, 1925-2017. Modernidade líquida / Zigmunt Bauman; tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRIQUET, Enia Cecília. Manual de mediação: teórica e prática na formação do mediador. Petrópolis (RJ): Vozes, 2016.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 1988.

FISHER, Roger; URY,William; PALTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões. Tradução de Ricardo Vasques – Vieira. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Solomon, 2014.

MARTINS, José Celso. Arbitragem e Mediação- conceitos e prática / José Celso Martins. 1ª Ed.- São Paulo: Amélie Editorial, 2021.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 2ª ed. São Paulo: Método: 2015.

Corpo Docente:

José Celso Martins: é advogado, mestre em Direito Político e Econômico e pós-graduado em Direito empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; pedagogo, pós graduado em Planejamento, Gestão e Implementação de cursos à distância pela Universidade Federal Fluminense, contador e professor da Universidade Metodista de São Paulo; fundador e presidente do TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo; Mediador de negociação coletiva credenciado pelo Ministério do Trabalho; Mediador credenciado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor dos livros “Arbitragem e Mediação – conceitos e prática” e “Arbitragem, mediação e conflitos coletivos do trabalho”. Currículo lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/7572447968259384

Edson Edgard Batista: é Mestre em Direito, Instrutor certificado pelo Conselho Nacional de Justiça para desenvolvimento da Política de Tratamento Adequado de Solução de Conflitos; Mediador/Conciliador; pesquisador em assuntos relacionados aos estudos dos Mecanismos Adequados de Solução de Conflitos (com projetos aprovados em eventos científicos). Currículo lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/9588523032486209

Aldevir Francisco Brunini: é Advogado, Instrutor/Supervisor em aulas de Mediação/conciliação e mediação familiar CNJ Conselho Nacional de Justiça e NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com Especialização em pós-graduação Direito Material e Processual do Trabalho (1997/1998), pelo Centro Universitário de S. José Rio Preto, Instrutor e Supervisor em Mediação e Conciliação Judicial – (Conselho Nacional de Justiça 2015/2014), Curso de Mediação Familiar pela Escola Paulista de Magistratura de extensão universitária (2013/2014)

Currículo Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/2439970807242458

Rosemeire de Lurdes Quirino Sawaya Donadellié Graduada em Direito. Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-graduada em Docência em Ensino Superior. Pós-graduada em Filosofia Política e Filosofia Antiga. Mediação Básica. Mediação de Família. Mediação Escolar. Comunicação não violenta. Justiça restaurativa. Curso de Arbitragem – Teoria e Prática. Instrutora de Mediação Judicial certificada pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça.  Supervisora e estágio da Escola Paulista da Magistratura – EPM. Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania – CEJUSC, da Comarca de Leme - SP. Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Comarca de Pirassununga - SP. Conciliadora no Juizado Especial Civil e Criminal da Comarca de Leme.
Professora e Instrutora do TASP - Centro de Mediação e Arbitragem e Arbitragem de São Paulo. Currículo Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/1880497374215140

Formulário de cursos

TASP - Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo

Av. Paes de Barros, 399 - Mooca - CEP: 03115-020 São Paulo/SP

+ 55 11 93318-7839 - Processos online

+ 55 11 96705-7839 - Cursos, processos cíveis ou outras informações

+ 55 11 94221-7940 - Estágios e relatórios