Curso Avançado de Mediação e Arbitragem

Próxima data: a ser agendado

Formulário de cursos

Para você que já tem um conhecimento básico sobre Mediação e Arbitragem ou que já tenha feito um de nossos cursos, especialmente nossos curso básico ou o curso básico na modalidade EAD, oferecemos um aprofundamento do estudo sobre a arbitragem e as técnicas de mediação. Apresentamos as possibilidades de uso desses meios alternativos em áreas específicas como consumo, familiar, imobiliária e trabalhista. Para auxiliar o entendimento, oferecemos exemplos vivenciados nos mais de 20 anos de atividade no TASP, possibilitando a fusão da teoria com a prática. 

A experiência do TASP mostra que 95% das questões levadas à arbitragem ou à mediação são resolvidas na primeira audiência. Este sucesso é fruto do correto emprego de técnicas de mediação. Nos processos que são levados à arbitragem é preciso conhecimento e domínio do aspecto formal para que o procedimento tenha a garantia da coisa julgada para cada área específica do direito. Esses conhecimentos, portanto, são indispensáveis para o bom exercício e para quem deseja atuar como árbitro ou mediador ad hoc ou institucional. 

Para aqueles que desejam ser incluídos no Corpo de Árbitros do TASP, após a realização dessa segunda etapa, haverá análise do currículo e o candidato deverá elaborar um artigo sobre a correta utilização das técnicas envolvidas nos procedimentos de mediação e arbitragem. Se aprovado, o aluno poderá participar como estagiário-assistente de audiências realizadas no TASP (20 horas de estágio) e será incluído como membro do Corpo de Árbitros do TASP. 

Ministrado pelo presidente do TASP - Dr. José Celso Martins.

Regulamento: somente serão admitidas inscrições de quem já tenha participado de cursos ministrados pelo TASP ou que tenham conhecimento básico sobre Mediação e Arbitragem. 

Investimento: R$350,00

Forma de pagamento: O depósito deverá ser feito no Banco Itaú, agência 0210, conta corrente No. 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. O pagamento poderá ser feito em duas vezes. A primeira parcela (R$175,00) deverá ser depositada até cinco dias antes do dia do curso. A segunda parcela será no cartão de crédito a ser passado no dia do curso. 

O comprovante do depósito deverá ser enviado, com seus dados (nome completo, profissão e telefone), via e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (11) 96705-7839.

 

Programa do Curso Avançado de Mediação e Arbitragem


O MEDIADOR

PERSONAGENS:

  1. Facilitador
    1. Benefícios e vantagens da solução do conflito promovida através da mediação e, se necessário, pela arbitragem.
  2. Observador
    1. Anotar as evidências;
    2. Pesquisar alternativas;
    3. Dividir o problema em questões menores;
  3. Interventor
    1. Motivar e viabilizar a aproximação das partes e a solução do conflito;
    2. Aconselhar o melhor caminho para acordo;
    3. Tomar as decisões necessárias para a solução do conflito;
    4. Organizar as discussões;
  4. Especialista
    1. Buscar informações técnicas ( antes da audiência inicial);
    2. Buscar perspectivas e apresentar propostas técnicas para a solução do conflito;
    3. Apresentar propostas e orçamentos com opções diversas;

A AÇÃO DO MEDIADOR

  • Comunicação;
  • Dialética;
  • Troca de informações além do próprio conflito;
  • Valor; Significado do processo para cada uma das partes;
  • Sentidos;
  • Participação dos sentidos (atenção do mediador nas partes);Visão; audição;
  • Sentimentos;
  • Emoções;
  • Na relação com o problema;
  • Na relação entre as partes;
  • Conceitualização do problema ( antes do início do procedimento);
  • Conhecimento técnico da questão em litígio ( a intervir);
  • Responsabilidade das partes pelo problema e pela solução.


O PROCESSO E O PROCEDIMENTO nas áreas específicas do direito, como consumidor, imobiliário, trabalhista

  1. O Processo
    1. Inicial
    2. Documentos
    3. Notificação da parte contrária
    4. Comprovante de recebimento de notificação
  2. Termo modalidades
  3. Termo condições obrigatórias

TRABALHOS E PESQUISA

  1. Elaboração de artigo.
    1. Sugestão de tema: Os benefícios e vantagens (ou o oposto) da utilização da arbitragem (ou mediação) na solução de conflitos - Sob o aspecto - social, econômico ou jurídico;
  2. Elaborar e apresentar um artigo relevante sobre a arbitragem. Este artigo será construído por etapas com a orientação de professores do TASP (Consultar custo). Após a aprovação final, enviaremos para revistas e sites especializados para publicação.
  3. Estágio - Após aprovado o artigo pelo TASP, o aluno terá direito a fazer o estágio de aproximadamente 20h (palestras e audiências), a ser cumprido nas sedes do TASP.

 

 Para fazer sua reserva envie seus dados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Formulário de cursos